quarta-feira, 23 de abril de 2008

10 Principais argumentos ecológicos vegetarianos

Qualquer um com noção de ecologia sabe que quanto menos subimos no nível trófico, menos consumo de recursos naturais. E não tem como negar - carne, ovos e leite são um luxo, um desperdício - além de serem frequentemente causas de doenças, e uma falta de ética pra com so animais, bla bla bla. Não precisamos de explorar animais. Isso tem sido um desperdício arrasador. Vejamos como o meio-ambiente seria poupado se todos fossem vegetarianos:

Eu dei uma traduzida básica nos tópicos do artigo publicado no KGMB9, pra ver a explicação de cada um clique aqui (e leia na íntegra).

  1. Redução do aquecimento global (assim o Homem de Gelo dos X-men poderá sobreviver!)
  2. Menos emissão de CO2
  3. Produção reduzida de metano e óxido nitroso (quer dizer, menos peido e arroto de animais da criação intensiva)
  4. Enorme economia de água (água só pra humanos e vegetais, sem pecuária)
  5. Menor poluição das águas (se o esgoto humano já é um problema, imagine como seria sem esgoto bovino, suíno e avícola?)
  6. Mais vida útil pro solo e mais vida pras florestas tropicais (pasto desnecessário não, floresta sim)
  7. Destruição contida dos habitats naturais (ops, todo habitat é natural) e menos extinção de espécies (a rede não distingue o que está pescando)
  8. Uso reduzido de hormônios, antibióticos, agrotóxicos em geral
  9. Redução da pegada ecológica (menos consumo, mais sustentabilidade)
  10. Ajuda a assegurar mais estabilidade, isso de todo mundo plantar e comer e pronto.

Baseado em textos da Vegetarian Society.

***

Porque textos longos e chatos como esse cujos tópicos eu traduzi TAMBÉM SÃO VEGETARIANISMO!

Um comentário:

Anônimo disse...

sou vegetariana, mas suponho que sua tese esteja errada uma vez que o consumo de animais seria o principal responsável pela diminuição da emissão de CO2 e pela redução do aquecimento global, pois você está colocando sua tese como se tais animais não existissem. Pois, reflita, sem animais não haveria como produzir CO2, etc. Porém, você está certo(a) se estiver pensando no prejuízo ambiental promovido pela indústria agropecuária, porque ela sim é responsável pela desnecessária produção excessiva de CO2. Então proponho a você uma melhora de seus argumentos ou ao menos uma melhora destes, com mais explicações para quem estiver procurando argumentos vegetarianos.

Mais campanhas ou recomendações: