quinta-feira, 22 de maio de 2008

Saliva não mata sede: Boca seca.

Mais uma postagem 2 em 1!

A primeira parte é do Sleek blog:

cuspe

Por que a Saliva não mata a sede?

Quem nunca tentou matar a sede engulindo saliva? Se você nunca tentou, então você é doido de pedra. Rs! Quando estamos com muita sede, a nossa boca começa à ficar seca, esse é o sinal do sistema super mega hiper ultra avançado do nosso corpo de dizer: QUERO ÁGUAAAA!!! O que fazer nessas horas Sleek? Bebe água oras… Mas:

A falta de água em nosso organismo faz com que a saliva pare de ser produzida. Um adulto libera em média 1 litro de saliva todos os dias, enquanto nossa necessidade diária de tomar água é de 2,5 a 3 litros. Dessa nem eu sabia…

Mas então, qual é a função da saliva? Ter alguma coisa para cuspir dentro da boca quando quisermos Sleek? NÃO serve só para isso… Ela serve para a digestão dos alimentos, neutraliza a acidez da boca, previne cáries, mata bactérias indesejadas e auxilia na fala (você conhece alguém que só fala cuspindo em você? bem.. não é isso) como ela lubrifica a boca e a faringe, mantém o aparelho fonador em bom estado, garantindo que a voz saia corretamente.

A falta de saliva é ruim para o nosso corpo: pode rolar altos problemas gastrointestinais, aftas e cáries. Vai uma dica ai? Bem, quando você estiver com sede, moder a língua e mascar um chiclete aumentam a saliva :) (Fonte Mundo Estranho)

Fonte: Sleek Blog.

***

Bem, eu acabei de ver no Tudo a Ver, na Record, algumas coisinhas sobre boca seca. Que, se for resultado do uso de drogas, álcool ou remédios, suspendendo o uso o normal é voltar a salivação. Se a pessoa não está usando esses químicos e bebe água normalmente, a boca seca pode ser causada por desnutrição. Mas, pow, além de estar bem nutrido (proteínas, vitaminas), o ideal é nunca esquecer de tomar bastante líquido. E quem usa algum tipo de drogas ou remédios deve estar ciente dos efeitos colaterais.

Veja também:
Destruíram o mito de beber muita água!

Nenhum comentário:

Mais campanhas ou recomendações: