sábado, 24 de maio de 2008

Transporte polui menos que produção de carne

O transporte sempre foi atacado como o principal vilão das emissões de poluentes provocadas pelos alimentos. Pois um estudo norte-americano mostra o contrário. Não interessa de onde vem, a responsável pela maior parte dos gases de efeito estufa provindos da indústria alimentícia é a própria produção.

A pesquisa realizada pela Environmental Science & Technology mostra que o transporte dos alimentos representa 11% das emissões, enquanto a própria produção é responsável por 83%. O óxido nitroso e o metano são os principais gases emitidos, por causa dos fertilizantes, da fabricação de adubo e da digestão dos animais (é, é isso mesmo que você está pensando).

Os cientistas calcularam quanto uma família média norte-americana emite anualmente apenas por causa dos alimentos (aproximadamente, 8 toneladas de CO2!) e reduziu a parte responsável pelo transporte (quase 4,5 toneladas). Comparando os dois dados, chegou-se ao resultado.

O bacana é que parte disso pode ser revertido se em apenas um dia da semana os norte-americanos comessem frango, peixe ou vegetais em vez de carne vermelha e comprassem alimentos produzidos localmente (claro!).

Fonte: Planeta Sustentável, Superinteressante.

http://super.abril.com.br/imagem/estrutura/logo_blog_planeta.gif

Via: VEGETARIANDO (recomendadíssimo!).

Será que é tão difícil enxergar?

Nenhum comentário:

Mais campanhas ou recomendações: