terça-feira, 10 de junho de 2008

Comer insetos, mais saudável impossível

Consumo de insectos saudável para o ambiente: cientistas admitem que a introdução de insectos na dieta poderia reduzir a incidência de pestes

A imagem “http://www.uesb.br/entomologia/enlatado_arquivos/image003.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Cientistas admitem que adicionar o consumo de insectos à nossa dieta seria bom para a nossa saúde e para o ambiente, noticia o jornal Daily Mail. A ingestão de insectos, ricos em nutrientes, poderia ajudar a reduzir a incidência de pestes e diminuir a pressão nas fontes convencionais de carne.

Algumas espécies de insectos secos podem ter mais do dobro das proteínas do que a carne e o peixe crus, enquanto que outras espécies são ricas em gorduras não-saturadas e contém importantes vitaminas e minerais.

Peritos acreditam que um dia os insectos possam ser comercializados como uma alternativa a snacks ricos em calorias. Em 113 país do mundo Ocidental são consumidas 1,700 espécies de insectos. Em Taiwan, grilos fritos são uma iguaria, assim como larvas acondicionadas em folha de bananeira na Papua-Nova Guiné.

Patrick Durst, da Organização para a Agricultura e Comida das Nações Unidas, afirmou que se os consumidores fossem tentados a alargar os seus horizontes culinários o truque seria tornar o aspecto dos insectos mais agradável. «Nós precisamos de transformar a comida de forma a não parecer um insecto quando for servido», afirmou.

Fonte: IOL Diário (veja in loco).

***

http://ourgeneralstore.typepad.com/photos/uncategorized/rotation_of_img_0051.JPG
Comer insetos é sexy.

O meio ambiente agradece, a sua saúde também! Se vc come carne/ovos, deveria trocá-los por saborosos insetos! Ou melhor, seja vegetariano.

Afinal, qual a diferença entre comer uma espécie ou outra? Nutricionalmente e ecologicamente falando, tá tudo a favor do insetivorismo. E, assim como pode parecer estranho comer um suculento bicho-da-seda, pra quem é vegano é extremamente esquisito comer qualquer animal. É uma questão cultural!

BÔNUS: vi no Mundo Gump: Existe um site que "tem uma lista de guloseimas naturais que você pode comer até se fartar. São insetos, os animais mais cumuns no planeta. (...) em certos países da América Central, nada substitui uma boa aranha frita ou larvas douradas ao molho de soja. Lá no site estão doze insetos e suas respectivas receitas, caso você queira tentar."

Eu dei uma olhada lá, e, pra iniciantes, recomenda-se começar com insetos crocantes como alguns besouros, podem ser assados. Só com mais experiência vêm os mais gordurosos e suculentos, ou que exijam mais mastigação, como cigarras ou lagartas. Dizem lá que tarântula no espeto tem gosto de frango; por que não trocar o frango por uma aranha, já que comer animais é tão normal? Bem, percevejos lembram sementes de girassol só que são um pouco mais amargos. Mais sabores e receitas em ingrês no Nova Science.

***

Veja também:
Você já comeu insetos hoje?
As Baratas da Arisco
Insetos utilizam plantas como telefones
Insetos pintam quadros
Delícias gastronômicas orientais
A mordida mais rápida do mundo
Danoninho vegano - sem insetos
Rinha de insetos!
Não duvide da estupidez, digo, cultura humana
Comer carne é uma questão cultural.

Nenhum comentário:

Mais campanhas ou recomendações: