domingo, 8 de junho de 2008

Nem Deus pode com a China

http://img100.imageshack.us/img100/392/deus20vs20chinadg7.gif
Fonte: www.bobagento.com

http://img143.imageshack.us/img143/6092/12122730681929589028406lp0.png
Faça sua própria montagem aqui.

***

Vejam algumas pérolas do blog da Cláudia Trevisan, no Estadão, "O Tao da China":

(...)o exotismo é parte integrante da gastronomia local e quem criou o ditado segundo o qual eles comem de tudo foram os próprios chineses.

A base da dieta é constituída de arroz, legumes, massas e carne de porco, mas coisas como ninhos de pássaros e barbatanas de tubarão são consideradas iguarias e é possível encontrá-las em vários restaurantes e farmácias de medicina tradicional chinesa. Patas de urso estavam entre os pratos mais sofisticados na época imperial (que acabou há menos de um século). Apesar de sua venda ser proibida atualmente, há traficantes que as oferecerem pelo preço de US$ 1 mil cada uma para os novos-ricos chineses. Cérebro de macaco é outra das iguarias imperiais e ainda é servido em algumas regiões da China.

Cachorros são consumidos no sul, a região campeã em esquisitices, e estima-se que 10 milhões são mortos a cada ano só para atender a demanda chinesa. Eu vi um cachorro inteiro sendo assado em um espeto na cidade de Lijiang, na província de Yunnan, no sudoeste chinês.

(...)
Da esquerda para a direita: escorpiões, gafanhotos, objeto não identificado, bichos da seda, objeto não identificado e cavalos marinhos
Escorpiões
Cachorros no "corredor da morte" em Lijiang
Cachorros
Barraca de comida em Lijiang
(...) não há tabus nem divisões entre carnes. A mesma refeição pode ter porco, peixe, frango, carneiro e crustáceos, por exemplo.sl

***

Resposta de Martha Follain:

Essa cultura dos chineses de comer tudo que se mexa não é milenar. Foi após a revolução do Mao – houve fome na China, e as pessoas procuraram até insetos para comer. Portanto, não é “cultura milenar”.
E, amigo, não podemos utilizar “cultura” como desculpa. Imagine se os índios tupinambás (brasileiros) ainda existissem : admitiríamos o canibalismo por fazer parte da cultura deles?
Um abraço – e me parece que esse solzinho é fugaz!!!!
Martha.


Arrematou Fátima Borges:
Segundo a IAKA/KAPS ( instituição que luta contra crueldades em cães e gatos na Coréia do Sul) a comilança de cães surgiu em 1981, contrariando o conceito que muita gente acreditava de que se tratava de cultura do país.
Na época ( 2002) eles me enviaram vários cartões com explicações sobre isso pedindo que as pessoas enviassem o pedido de basta para o governo da Coréia e, inclusive, copiei mais de 1000 e quando pegava assinaturas nas ruas para a petição,pedia que as pessoas escrevessem seus nomes, endereços, etc...e eu mesma enviava os cartões para as autoridades e patrocinadores da copa do mundo, em 2002, o envio saía por R$ 0, 50 na época!
Mas, já pensou se os aborígenes continuassem atradição de comer gente até hoje???

***

Slides da comida cultural:

UM PASSEIO EM PEQUIM, fotos de comidas vendidas na rua:


Outros (clique e assista - não precisa baixar, os slides abrem na página):
Gastronomia Chinesa
Cachorros na China
Fastfood Chinês

***

Não era sobre coreanos essa postagem, mas já que foram citados e também têm olhos puxados:

Coreanos protestam contra consumo de carne de cães (essa é velha mas boa)
Um grupo de pessoas realizou um protesto nesta terça-feira contra o sacrifício de cachorros, em Seul, na Coréia do Sul, onde é comum se comer a carne do animal.
O grupo realizou uma performance representando o momento em que os cães são sacrificados. Os protestantes, usando coleiras, deitaram no chão e agonizaram.
Modelos de cachorros, feitos em madeira, foram colocados em um altar ao lado de fotografias de animais.



Coréia do Sul, 26/07/2006 - Protestantes sul-coreanos fazem performance contra o sacrifício de cachorros


Coréia do Sul, 26/07/2006 - Portestantes fazem altar com modelos de cães sendo sacrificados


Coréia do Sul, 26/07/2006 - Sul-coreana protesta contra o consumo de carne de cachorro

Fonte: Vida Vegetariana.

***

CHINA, UM DRAGÃO VORAZ E INSENSÍVEL
China e sua relação com os animais não humanos:
- Cães e gatos fervidos, eletrocutados, enforcados , afogados ou escalpelados vivos para a retirada de suas peles que são utilizadas na fabricação de brinquedos, casacos, etc, enquanto suas carnes vão para o consumo humano.
- Ursos capturados e encerrados em jaulas minúsculas por mais de 15 anos, com o abdômem e a vesícula perfuradas, onde uma sonda lhes suga a bílis para fabricação de remédios fictícios;
http://img507.imageshack.us/img507/6396/clipimage004qq0.jpg- Coelhos, cães, gatos, bezerros e vários outros animais atirados vivos para alimentar animais selvagens famintos, enquanto por um ônibus cercado, visitantes, inclusive crianças, se deliciam com as cenas macabras;
-Milhares de tubarões assassinados todos os anos para satisfazer o apetite dos chineses por sopa de barbatana de tubarão;
- Pênis e olhos de tigres, de cães, de tubarões e outros animais são servidos em restaurantes exóticos como afrodisíacos;
http://img227.imageshack.us/img227/2848/clipimage008mc2.jpg- Nos zoológicos animais vivos são vendidos aos visitantes para que sejam jogados, com vida, aos animais selvagens famintos;
- Cérebro de macacos vivos são servidos como iguaria em restaurantes considerados exóticos.
- Almiscareiros são capturados e mantidos em jaulas minúsculas enquanto viverem, são manipulados de maneira dolorosa para que de suas glândulas genitais se obtenham a matéria prima para a fabricação do perfume almíscar ou Musk.
QUEM FAZ COM BICHO, FAZ COM GENTE ! É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO E OPORTUNIDADE.
China e sua relação com os animais humanos:
VIOLAÇÃO DE TODOS OS ITENS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS DA ONU, A CARTA OLÍMPICA E A CONSTITUIÇÃO CHINESA!
- TRABALHO ESCRAVO- Milhares de adultos e crianças de até 8 anos de idade, seqüestrados e vendidos para o trabalho escravo nas Olarias, Minas de carvão, fabricas etc.
- Perseguição, tortura e morte de milhares de Tibetanos desde a invasão da China no Tibet;
- Transformação do Tibet em lixeira nuclear pelo descarte indiscriminado de lixo nuclear tóxico da China;
- Transformação das áreas verdes do Tibet em desertos pela extração de madeiras para o comércio;
- Perseguição, tortura e morte de tibetanos, inclusive monges, coibindo a liberdade de expressão e crença;
- Discriminação violenta às mulheres;
http://img67.imageshack.us/img67/9793/clipimage012bl9.jpg- Perseguição violenta, execuções, confisco de bens, tortura ( incluindo a retirada de órgãos dos prisioneiros para o mercado negro) e assassinatos dos adeptos da Falung Gong – Prática de cultivo da VERDADE, COMPAIXÃO e TOLERÂNCIA;
- Criação do DEPARTAMENTO 610 , uma espécie de GESTAPO, para calar de forma truculenta cidadãos chineses conscientes e praticantes das mais variadas religiões e crenças;
- Discriminação com os trabalhadores migrantes rurais e seus familiares, excluídos dos programas urbanos de saúde.
A China se comprometeu com a ONU – Organização das Nações Unidas e com o COI- Comitê Olímpico Internacional a melhorar as condições dos Direitos Humanos no país para poder sediar os jogos Olímpicos de 2008, mas o que se tem visto é uma alarmante piora com a aproximação do evento!
Em que cova enterraram a bela filosofia Taoísta de reta ação e respeito ao próximo? Em que túmulo encerraram os ensinamentos do filósofo Confúcio, de amor ao próximo, justiça, auto-consciência da vontade do céu, regras de conduta e a sinceridade desinteressada? Alguém sabe, alguém viu?
Por tudo o que a China vêem mostrando ao mundo, BOICOTEM os produtos MADE IN CHINA, é só olhar as etiquetas, não podemos ser cúmplices de tanta barbaridade. Vamos valorizar a indústria brasileira, não vamos permitir que a indústria chinesa desempregue nossos maridos, tirem o pão da boca de nossas crianças!
Quando você compra qualquer produto MADE IN CHINA, está colaborando com o desaparecimento de nossas indústrias e enriquecendo um país cruel com os animais e sem nenhuma misericórdia humana!
Só há um meio de frear as labaredas deste dragão insaciável, é não sustentando o seu fogo destruidor, para isto , assine a petição de Boicote a China: HTTP://WWW.THEPETITIONSITE.COM/TAKEACTION/395884823
Fontes:
Por: Fátima Borges – Colunista, Professora de Português e Teatro Infantil, Poetisa e Artista Plástica.

"Ser vegetariano é discordar: discordar do curso que as coisas tomaram hoje: fome, crueldade, desperdício, guerras - precisamos nos posicionar contra essas coisas. O VEGETARIANISMO É A MINHA FONTE DE ME POSICIONAR." - Issac Bashevis Singer
Simple Zé - São Paulo

Fonte: LibertacaoAnimal.

***

top 10 bizarrices sobre a China



Não é que os chineses sejam esquisitos. Apenas migram coletivamente, vendem noivas fantasmas e, quando resolvem virar uma potência, deixam o mundo chocado com seu jeito de pensar.
Texto Gilberto Scofield Jr.

1. A cada feriado do Ano-Novo chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pela China para visitar a família é o maior movimento migratório do planeta. Como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.

2. Durante décadas vivendo sob regime comunista, os chineses dão muito valor ao que é público e pouco ao privado. Ignoram, por exemplo, o conceito de privacidade. Bisbilhotar ou tomar conta da vida alheia é quase obrigação. Não são raras cenas de pessoas prestando atenção em conversas alheias ao telefone e na tela do computador. E também no trabalho, xeretando o cartão de ponto dos colegas para contar ao chefe quem chegou atrasado.

3. O país tem cerca de 30 mil censores para controlar tudo o que os chineses comentam na internet.

4. Os chineses são muito supersticiosos. Em muitos prédios, não há os andares 4, 14 e 24, porque o ideograma do 4 si lembra sonoramente o ideograma da morte. Um número de celular terminado em 4 ou com muitos 4 é bem mais barato que o resto. (Quem é estrangeiro e não acredita nisso consegue números baratinhos.) Já os números com muitos algarismos 8 cujo ideograma lembra o som da prosperidade valem muito mais. Não é à toa que a Olimpíada vai começar em 8 de agosto de 2008.

5. Desde o ano passado, os lamas tibetanos estão proibidos de ressuscitar sem autorização do governo chinês.

6. No ano passado, a polícia chinesa prendeu 5 homens acusados de matar mulheres jovens para vendê-las como noivas fantasmas. Segundo a tradição de camponeses do norte do país, homens que morrem solteiros têm a linhagem comprometida na próxima vida. Para evitar o mau agouro na eternidade, os familiares dão um jeito: tentam arranjar para o morto um minghun, casamento após a morte, enterrando uma noiva fantasma ao lado do solteirão. Segundo a polícia, o preço dos corpos varia geralmente de acordo com a idade da noiva: as mais novas chegam a ultrapassar US$ 2 mil.

7. O território chinês poderia abranger pelo menos 4 fusos horários, mas... e daí? O governo impõe que a hora oficial de todo o território seja a de Pequim. Com a diferença de longitude, em regiões a leste de Pequim, como Xangai, o sol chega a nascer às 4 h da manhã. E, no oeste, às 9 h.

8. O número de chineses que falam ou estão aprendendo inglês é igual a toda a população dos EUA.

9. Entre os muito ricos, o banquete do Ano-Novo chinês inclui ovos podres cozidos, sopa de ninho de andorinha e, claro, arroz.

10. A especialidade do restaurante Guolizhuang, em Pequim, é pênis. Há pratos com o membro de 9 animais: touro, jumento, cão, cobra, cervo, carneiro, búfalo, foca e cavalo. Como o povo acha que o quitute é afrodisíaco, não faltam clientes.
Fonte: SemSacanagem.net

Eu adiciono: eles cometem muito plágio, na maior cara dura. Por exemplo, as montadoras de carros (confiram).

***

UPDATE: ARREMATANDO
Conheça um pouco desse País fascinante
CHINA
Sede das olimpíadas de 2008
http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/Constituicao/bandeira/internacional/china.jpg

País que tortura crianças pra que fiquem perfeitas e ganhem a todo custo qualquer prova
http://img264.imageshack.us/img264/2226/chinatorturacrianasch3.jpg

http://img264.imageshack.us/img264/6845/pequimdhfx6.jpg

veja na íntegra aqui outras barbaridades contra crianças e animais.

Para os implicantes de plantão:
  • Sim, no Brasil e em vários outros países, muitas pessoas também cometem muitas atrocidades contra crianças e animais (e idosos tbm!);
  • Sim, também sou contra a matança de bois, frangos, peixes, lagostas, camarões, porcos, coelhos, bodes, cavalos, siris, escargots, javalis, tartarugas, jacarés, baleias, golfinhos, tubarões (ou cação), ovelhas, etc., etc., etc.,
  • Sim, há muitos chineses bacanas!!!;
  • Não, não é a totalidade da população chinesa que tem esses hábitos culinários distorcidos;
  • Não! Comer cães, gatos e insetos, não faz parte da “tradicional e milenar cultura chinesa” – depois da revolução comunista, muitas pessoas não tinham o que comer, e tiveram que se alimentar do que podiam. Compreensível. Mas hoje, há muitas outras comidinhas na China;
SDs,
Martha Follain.
Enviado por Martha Follain (email, site).

***

Pra finalizar essa longa postagem, pessoas que assimilaram muito bem a cultura chinesa:

http://img72.imageshack.us/img72/6582/escorpiaovj1.jpg
http://img214.imageshack.us/img214/6949/escargotzd9.jpg
Pra mim não tem diferença disso pra um bife ou ovo frito.


***

Veja também:
Seis idéias pra salvar o Tibete
Olimpíadas sem carne de cachorro
Não duvide da estupidez, digo, cultura humana

Nenhum comentário:

Mais campanhas ou recomendações: