terça-feira, 28 de outubro de 2008

O CÚ (Cadastro Único) poderá ser realidade

Duvidam? Pois saiu no O GLOBO: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/07/07/governo_deve_adotar_novo_modelo_de_carteira_de_identidade_em_2009-547138213.asp

Unificada: Governo deve adotar novo modelo de carteira de identidade em 2009

Publicada em 07/07/2008 às 21h11m

Agência Brasil; TV Globo; O Globo Online
Novo modelo de carteira de identidade - Reprodução da TV

BRASÍLIA - O governo estuda um novo modelo para as carteiras de identidade que devem ser adotadas a partir de janeiro do ano que vem. A proposta do Instituto Nacional de Identificação (INI), do departamento de Polícia Federal, é unificar o documento e fazer um cadastro único para evitar que a pessoa consiga tirar uma identidade diferente em outro estado. Os novos cartões vão passar a identificar as pessoas de maneira unificada, com uma foto tirada na hora e impressões digitais escaneadas, sem precisar pintar os dedos. Os passaportes já são feitos assim.

O modelo de cartão de identidade aprovado pela PF reunirá todas as informações pessoais, como o número do CPF e o título de eleitor, armazenados num chip. Há também itens de segurança, como uma marca d'água e a maneira como os dados serão inscritos no cartão.

- A informação não é uma tinta, então nenhum reagente químico pode alterá-la - explica Célio Ribeiro, presidente da associação das empresas de identificação digital.

Todos os estados vão passar a ter os mesmos equipamentos para emitir a nova identidade, e os dados essenciais serão mandados para uma central que vai formar o Cadastro Nacional Único. Sempre que alguém for tirar o documento, os institutos de identificação estaduais farão uma consulta online a essa central para que cada brasileiro tenha apenas um número de identidade.

Para o diretor do INI, Marcos Elias Cláudio de Araújo, a implementação do projeto contribuirá para tornar a identificação civil no Brasil ainda mais eficiente.

- A proposta é que, em nove anos todos os brasileiros tenham o novo registro, que vai acabar com o problema de homônimos - pessoas que têm o mesmo nome e números de registro diferentes - e principalmente com as fraudes - explicou.

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/07/07/governo_deve_adotar_novo_modelo_de_carteira_de_identidade_em_2009-547138213.asp

***

Agora, seriedade à parte, vamos à piada (a partir daqui esse post não é mais verídico). Texto de humor recebido por email e repassado naquelas correntes chatas de slides do powerpoint:



A segunda medida a ser adotada pelo governo do Presidente LULA, depois da Fome Zero, será a adoção do CADASTRO ÚNICO, que será de âmbito nacional para todos os cidadãos brasileiros. De acordo com os novos planos do governo e no sentido de uma maior harmonização comunitária, irá criar-se o chamado Cadastro Único, para o qual todos os cidadãos nacionais terão de inscrever-se. Como será viver no nosso país sem estar com o Cadastro Único (), em dia?

Você, que está de saco cheio de ter que decorar números com CPF, RG, Título de Eleitor, Cartão de Crédito, PIS, senhas, etc... Vai ficar feliz com o projeto do ! Este projeto visa acabar com a burocracia de uma vez por todas, dando a cada brasileiro um CADASTRO ÚNICO (CU).

Veja só como o “CU” será importante na sua vida. No começo você usará o CU apenas para necessidades básicas, mas com o tempo, poderá vir a usufruir as inúmeras utilidades que o CU lhe proporciona. Ao requerer um empréstimo, por exemplo, é só dar o CU para o gerente que logo, através de uma simples consulta ao SPC (Serviço de Proteção do CU), ele saberá o valor mais compatível que seu CU lhe proporciona.

Quando você fizer uma compra, é só falar para o atendente: “põe no meu CU, por favor!” – e as suas compras estarão pagas. Tudo será debitado no seu CU. Se vc não tem dinheiro e quer fazer um financiamento, aí então o vendedor irá pedir o seu Cu, aí você dá seu Cu para ele, ele irá consultá-lo no Spc (Serviço de Proteção ao Cu), com isso ele irá ver se seu Cu está limpo ou sujo, caso esteja sujo você terá que se retirar rápido de lá, se estiver limpo ele te dará um grande sorriso. Ao dar um calote, você não teria mais o seu nome sujo na praça, mas sim, o CU sujo. Imagine a bela cena. A gerente da loja te explicando:

- “O senhor(a) me desculpe, mas não podemos aprovar o crédito, porque o o senhor está com o CU sujo”.

O seu CU servirá também, como identificador. Numa blitz da polícia, por exemplo, quando você for parado, em vez de ficar procurando um monte de documentos, basta mostrar o CU. Além disso, o CU servirá também para o caso de segurança, pois um bandido saberá que pode ser facilmente reconhecido pelo seu CU, que será inutilizado por um período previsto por Lei. Isso intimidará o larápio, pois afinal “quem tem CU tem medo”.

Mas tudo isso tem preço, já imaginou a quantidade de coisas que terá que ser guardado no CU? Todos o dados que você tem por exemplo, serão armazenados no seu CU. Por isso mesmo, serão contratados os maiores especialistas em inserção de dados do mundo, para que tudo que entre no seu CU, entre de forma rápida, segura e discreta.

Além dos BANCOS e o comércio em geral, o GOVERNO é quem mais vai usufruir dos benefícios do seu CU.

Agora chegou o momento de você se perguntar: “Será que estou preparado para usar meu CU ? Se você acha que sim, entre em contato com os órgãos responsáveis, que eles providenciarão para que você possa usufruir do seu CU imediatamente.

No inicio, você vai achar estranho tanta gente pedindo o seu CU, mas não tenha medo de dar o seu CU, você vai acabar gostando da novidade... Ai pronto, você já poderá ser identificado apenas com o seu CU, mas cuidado, não vai sair dando o seu CU para qualquer um.

Apesar de poder ser compartilhado entre todos os seus amigos, o CU é realmente pessoal e intransferível. O Ministério da Saúde adverte que excessos no consumo de bebida alcoólica ou outras drogas pode fazer o indivíduo esquecer onde deixou o CU. Aliás, CU de bêbado não tem dono mesmo. Na perda ou extravio do CU, o usuário deve se dirigir aos órgãos competentes e requerer uma segunda via do CU, informando onde foi a última vez que estava tomando conta do CU ou se deixou o seu CU com outra pessoa. O indivíduo deve comprovar se usou seu CU nas últimas eleições para presidente, não sendo necessário informar a qual candidato confiou seu CU. Leve 2 fotos 3x4 e será tirada uma impressão digital do dedo médio para que este seja inserido no seu CU. Pronto! Você sai de lá com um CU novinho em folha.

CU - Guarde bem esse nome! Ele pode mudar a sua vida!

Mais bobagem: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Cadastro_%C3%9Anico


Porque se cadastrar também é vegetarianismo.

Nenhum comentário:

Mais campanhas ou recomendações: