sábado, 1 de novembro de 2008

Como pode um ser civilizado comer um animal?

Postagem educativa direcionada aos não-vegetarianos. Por favor, divulguem.





Você não teria coragem de comer essas gracinhas, né? Nem os vegetarianos. A diferença é que os vegetarianos não discriminam pela espécie na hora de decidir quem merece morrer pela futilidade gastronômica ou não. Esse preconceito que a sociedade criou se chama "especismo", e é análogo ao racismo, sexismo e outras formas de discriminação irracional.

Que diferença faz se é um frango, cachorro, peixe ou gato??? Pro coreano, peruano ou chinês, talvez nenhuma. Pro animal que vai ser assassinado pelo luxo humano, porém, faz toda a diferença. Toda espécie quer viver. Não temos o direito de decidir tão arbitrariamente quem vive e quem não vive por mera futilidade como "comer um franguinho".

Se você tem um animal de estimação, lembre-se de que cada pedaço de cadáver que você comeu tinha nervos e cérebro, pele, sentimentos e vida social, assim como seu pet. Mas ele foi assassinado pelo seu dinheiro, ao encomendar sua carne pra comer.

Um exemplo verídico do que significa a expressão brasileira "churrasquinho de gato": No Peru há um festival gastronômico de carne de gato na cidade de Cañete. Segue um vídeo sobre esta prática que é defendida como sendo uma tradição peruana:



Liberte-se dessa "ignorância cultural", seja vegetariano.

É bom ficar claro que, pra muitos vegetarianos, não faz a mínima diferença se é um frango ou um gato. Vemos geralmente da mesma forma: restos mortais são restos mortais, e nunca comida.

Porque ter um pingo de coerência e respeitar as pessoas independentemente de sua espécie também é vegetarianismo.

***

Veja também:
Coma insetos, é mais saudável!
Delícias gastronômicas orientais
Não duvide da estupidez, digo, cultura humana
Comer carne é uma questão cultural.

Um comentário:

Mary Liz disse...

Devidamente divulgado! Alias estou sempre a procura de textos e/ou fotos que eu possa enviar a todos da minha lista, a ignorancia e também preconceito quanto ao que é vegetarianismo reina em nossa sociedade, portanto devemos todos nos mobilizar para divulgar a causa.
Parabéns ao Blog, tenho dado muita risada por aqui e tbm me informado.

Mais campanhas ou recomendações: