quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Os piores produtos já inventados

Sabe que eu adorei o artigo Top 10 Worst Products Ever da List Universe? Então, vou dar uma resumida e traduzida livre, com adições minhas, aqui:

Nossa vida é cheia de produtos, alguns úteis, outros apenas pra fazer lixo. E o pior é que achamos que nossa vida é abençoada pela presença dessa tralha.

10 - Pratos, talheres e copos descartáveis
Além de existirem pela simples preguiça de lavar louça, são bem mais desconfortáveis que metal/vidro e são evidentemente mais caros pro seu bolso e pro meio ambiente. Eu não sou ambientalista, mas não entendo porquê usar esses objetos. Se o problema são as crianças, tudo é uma questão de educação, elas podem sim, desde pequenas, usar metal e vidro.

9 - Giletes descartáveis
Tá, eu sei que o nome correto é lâmina de barbear, navalha, sei lá. Mas enfim, quando a indústria inventou isso, ninguém mais consegue viver sem o descartável, que estraga logo, baixíssima qualidade. Antigamente homens reutilizavam uma navalha. Novamente, bom pro seu bolso e pro planeta. Mais de você e menos do seu dinheiro indo pra indústria inútil e depois pro lixo.

8 - Produtos dietéticos
Existem dois tipos, as drogas altamente perigosas, e os naturebões, pós, preparados de ervas, chás, etc. Alguns trabalham assim: alguma coisa se solidifica no seu estômago e vc fica sem comer (daí a anorexia?). Enfim, além dos riscos pra saúde, o pior de tudo é que os produtos dietéticos em geral não te deixam ver a realidade: que moderação ao comer é o que mais importa.

7 - Xaropes
Se vc tiver gripe ou resfriado, efetivamente não poderá fazer nada além de comer bem e se guardar de temperaturas extremas. Esses xaropes fazem nada ou quase nada pra ajudar - bem, se vc acha que a ilusão vale a pena, tudo bem. Na prática, tem só que cuidar dos sintomas até que esteja curado. Dor de cabeça, eliminar catarro, enfim, existem meios mais baratos (e eficazes) pra lidar com isso. Sua avó pode te curar melhor que o médico e a farmácia nessas "doenças" corriqueiras.

6 - Livros de auto-ajuda
Eles são só mais uma forma de gastar dinheiro e se iludir. O Segredo que o diga. Desde quando alguém que leu Pai Rico Pai Pobre ficou rico? Qual foi a última pessoa q vc conhece que curou uma depressão por um livro de auto-ajuda? O melhor seria procurar ajuda com reais pessoas, um especialista, ou então, vai na internet e procure saber como as pessoas venceram esse mesmo problema seu.

5 - Remédio pra criança dormir
Talvez não seja tão comum aqui como é nos EUA, mas o problema é que pode viciar e ter muitos efeitos colaterais, além de, é claro, não ser testado em humanos, e sim em animais que não tem nada a ver com isso. Se a criança não pega no sono, é fácil, é só cansar seu corpo e sua mente durante o dia! Cortar computador e televisão ajuda tbm.

4 - Microondas
Se os supermercados estão cada dia mais vendendo apenas coisas já prontas ou pré-preparadas pra comer, e cada vez menos ingredientes crus ou menos processados, um dos maiores culpados é o microondas. A comida pronta - no mesmo nível do fastfood - não é tão gostosa quanto a feita em casa. Nem sempre o microondas é mais rápido que o fogão/forno. E sem dúvida a comida preparada de verdade, em casa, é mais colorida, não sai molenga nem ensopada (é o caso clássico das lasanhas).

3 - Equipamentos mágicos para o corpo (estilo polishop)
Normalmente quem compra esse tipo de coisa usa duas vezes e deixa ocupando espaço em casa. Fazer abdominais, flexões, etc. ou entrar numa academia renderia muito mais.

2 - Cereal matinal açucarado (aí incluo o achocolatado, etc.)
Chegou a um ponto em que as crianças recusam a comer algo que não seja carregado de açúcar. Enquanto isso o dinheiro público tá sendo torrado na saúde.

O PIOR DE TODOS
1 - Água engarrafada
Primeira coisa, é ridículo pensar em água engarrafada se não tem ninguém morrendo de sede. Se o problema fosse contaminação, ou algo do tipo, tudo bem, mas não é bem por aí. É simplesmente torrar dinheiro e recursos por algo que você já tem. Além do mais, não são raros os casos de contaminação por água engarrafada. Particularmente, até compro água (aqueles galões recicláveis que a gente devolve) mas não ligaria de beber da torneira se fosse preciso - ai que saudades do filtro de barro! Além do mais, em vez de torrar sua grana e poluir as ruas, que tal pedir água na casa mais próxima? Essa cara de pau vale a pena, sabia?

BASEADO EM http://listverse.com/miscellaneous/top-10-worst-products-ever/

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem dar conta, você é uma ambientalista... não come carne e isso ajuda IMENSO!

Mais campanhas ou recomendações: