quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

9 produtos de origem animal - mas vc nem sabia

O SEU COTIDIANO É CHEIO DE PRODUTOS ANIMAIS. MESMO SE VOCÊ FOR VEGANO.

Mas até no açúcar???
Veganos, abram os olhos! Para não consumir nenhum produto de origem animal, é preciso se preocupar com muito mais do que as letrinhas miúdas das embalagens de comida.
Artigos simples, como sacolinhas de plástico e pneus de bicicleta são feitos com algum produto de origem animal. Segundo a OFAC (Conselho de Pecuária de Ontário, no Canadá), dos animais presentes na alimentação humana, 45% é utilizado para fabricar artigos não-comestíveis.
Confira essa lista e aumente sua paranóia.

1 Sacolas Plásticas
Muitos tipos de plástico, inclusive as sacolinhas de supermercado, contém um ingrediente que diminui o efeito estático que o material pode causar: gordura animal. Mais um motivo para usar uma ecobag.
2 Pneus de carro e de bicicleta
Para se certificar que seu meio de transporte é livre de produtos animais, cheque se o fabricante utiliza a versão vegetal do ácido esteárico, usado para conservar a forma do pneu sob atrito intenso. Segundo lista do fórum de Malhação Vegana (em inglês), a Michelin é animal-free.
3 Cola de madeira usada em instrumentos musicais
Aparentemente, a cola feita com ossos e tecido conjuntivo cozidos é o melhor adesivo para fixar violinos, pianos e outros instrumentos musicais feitos de madeira. Além disso, ela também é usada pelos carpinteiros para colar mesas, portas, armários… Existe uma cola sintética, mas, para saber qual foi utilizada, só perguntando ao fabricante.
4 Biocombustível
Tá pensando que só existe álcool de cana de açúcar e biodiesel de óleo de mamona? Ele também pode ser feito com gordura de carne de boi e de frango. Bizarro.
5 Fogos de artifício
Além de fazerem mal para o meio ambiente (a fumaça polui o ar e carrega metais tóxicos, que contaminam o solo e a água), eles também têm ácido esteárico em sua fórmula – e não dá pra saber se eles são de origem animal ou vegetal…
6 Amaciante de roupas
Ele contém dihydrogenated tallow dimethyl ammonium chloride em sua fórmula. Esse derivado da amônia vem das ovelhas, cavalos e vacas. Melhor ficar com as roupas menos macias, caro vegano.
7 Shampoo e condicionador
Sim, eles contém mais de 20 ingredientes vindos de animais! “Pantenol”, “aminoácidos” e “vitamina B”, por exemplo, podem ter origem animal ou vegetal. A melhor forma de saber com certeza é procurando marcas veganas. O site Guia Vegano recomenda a marca Surya, que tem certificação e tudo.
8 Pasta de dentes
A glicerina, também presente no shampoo e condicionador, pode ter origem animal e vegetal. Tente marcas veganas, como a Contente, Condor, Welleda e Natura.
9 Açúcar branco e mascavo
Por essa você não esperava! Algumas marcas utilizam cinzas purificadas feitas com ossos no refinamento do açúcar. Há como fazer o mesmo processo com carbono granulado ou um sistema de troca de íons. Opte por açúcar cristal orgânico, se ficar na dúvida.

(informações do Tree Hugger)




CLIQUE PARA AMPLIAR:
http://consciencia.blog.br/wp-content/uploads/2010/11/vegans-chatos-do-alho.gif

3 comentários:

Gabriela Souza disse...

Inormoações realmente muito úteis. Vou coloborar aqui com uma imagem que meu irmão me passou (ah, sim.. ele é onívoro.. e me ama muito ¬¬)
não sei se você já viu ou postou, mas aqui vai: http://consciencia.blog.br/wp-content/uploads/2010/11/vegans-chatos-do-alho.gif

não sei se é tudo verdade, mas... voilà.

Beijos

Anônimo disse...

Resposta Vegana sobre a Imagem:
http://twitpic.com/368l26

Sabrina disse...

Citando essa parte: "7 Shampoo e condicionador
Sim, eles contém mais de 20 ingredientes vindos de animais! “Pantenol”, “aminoácidos” e “vitamina B”, por exemplo, podem ter origem animal ou vegetal. A melhor forma de saber com certeza é procurando marcas veganas. O site Guia Vegano recomenda a marca Surya, que tem certificação e tudo."

Pois bem, tem também uma marca que uso muito, Éh Cosméticos. Shampoo e Condicionador muito bons. Não testados em animais. O duro é o preço, meio azedo, mas faz bem e é por uma boa causa!! ^^

Mais campanhas ou recomendações: