quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

VEJA: Farinha de trigo, açúcar e cocaína

"Se um dia alguém resolver erigir um monumento em praça pública às boas intenções frustradas do pensamento científico, podia ser uma estátua monumental de um prato cheio de pó branco. Assim homenagearíamos de uma só vez três enganos cientificistas: a farinha de trigo refinada, o açúcar branco e a cocaína. Três pós acéticos e quase idênticos, três frutos do pensamento que dominou o último século e meio: o reducionismo científico. Três matadores de gente." ...

Continue lendo, VALE MUITO A PENA:
http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/saude/farinha-de-trigo-acucar-e-cocaina/

3 comentários:

Joel de Sousa Carvalho disse...

Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes pratos tão bem confeccionados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
Cumprimentos a todos!

http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

Leonardo Darezzo disse...

Não tenho nada contra vegetariano, e até acho bom que existam pessoas vegetarianas. Mas você já parou para pensar que o corpo humano necessita de proteinas vindas principalmentes das carnes, do calcio vindo de derivados de leites! Obviamente hoje em dia exite carne de soja(pra mim um pedaço de isopor é mais suculento). E outras fontes de proteinas/calcio... Sou absolutamente contra o maltrato de animais, porem a carne é indispensavel para o ser humano, visto que desde a idade da pedra nossa especie comia carne. Muitos vegetarianos, aqueles bem extremos não comem ovo, mel, queijo ou qualquer derivado do leite. Isso hoje não vai fazer muita diferença, mas a longo prazo seu corpo vai reclamar por proteina, calcio e outras coisas que seu organismo só consegue atraves de alimentos de origem animal. Sem contar que, ao meu ver é impossivel ser feliz sendo vegetariano, bom eu não seria, pois entrei em uma loja dessas coisas para vegetarianos, só ervas, e produtos assim e sinceramente passaria fome e morreria em menos de um mes.
Obviamente o abuso de carne acarreta danos a saude, mas o aconselhavel é manter uma dieta balanciada. Não precisa comer mundos de carne... Mas uma ou outra vez ou outra seu corpo agradece.

SilasCo disse...

Caro Leonardo Darezzo,
Obrigado pela audiência.

Você está desinformado sobre as possibilidades humanas de se nutrir bem. Existem várias fontes de ferro, cálcio e proteínas que não são de origem animal, e o corpo humano não identifica de onde vêm os aminoácidos que formam as proteínas - é melhor que venham de vegetais, porque vegetais não estão relacionados à obesidade e ao aumento de problemas do coração como a carne...

Sugiro que vc se informe quanto à nutrição, antes de repetir os mitos de que seria "impossível" viver sem carne. Nós somos a prova viva disso. Eu estou a uns 5 anos sem usar carne nem ovos nem leite e aposto que meu sangue tá melhor que o seu. Não como soja e não uso nenhum tipo de suplemento alimentar, apenas tenho uma alimentação balanceada de verdade. A alimentação boa não tem nada a ver com vegetarianismo, pode incluir carne, mas tem que ser acima de tudo PLANEJADA, variada e orientada por um profissional de saúde de mente aberta à todas as possibilidades - inclusive a possibilidade de se nutrir sem animais.

Você disse que não conseguiu ser vegetariano. Isso não é motivo pra dizer que ninguém consiga. Milhões de brasileiros estão dizendo NÃO às carnes definitivamente e estão muito bem. Não precisa consumir produtos de lojas vegetarianas para ser vegetariano. Eu não consumo nenhum produto da SUPERBOM nem de outras indústrias ou lojas dedicadas a vegetarianos. Proteína de soja tem gosto de papel e textura de isopor, como vc mesmo disse. Ninguém é obrigado a comer soja, nem os vegetarianos. Isso está nos arquivos do blog, confira.

Você usou muito argumento de lixo ali hein, que tal aprender a argumentar e comparar argumentos antes de ir julgando isso ou aquilo? Vc não precisa ser vegetariano, mas precisa admitir que esses papos de que vegetariano é tudo um bando de desnutrido que come mal foi um grande furo seu. E se vc não consegue ser veg, não culpe o vegetarianismo.

Não ignore que as pessoas podem ter MILHARES de motivos para serem vegetarianas ou veganas: religião, filosofia, saúde, ética, ecologia, etc...

Mais campanhas ou recomendações: